Terça-Feira, 18 de Dezembro de 2018
Teresina dá início a mobilização nacional do projeto Sinal de Vida

 

 Teresina foi escolhida para o início da mobilização nacional do Projeto Sinal de Vidaque consiste na instituição do sinal de mão antes da travessia na faixa de pedestre que não possui semáforo. O projeto é uma iniciativa Associação Nacional dos Fabricantes de Placas Veiculares (ANFAPV) em parceria com os Departamentos Estaduais de Trânsito de todo o País.

 

“O sinal da mão já é utilizado de forma informal como sinal de trânsito. O que queremos é que ele deixe de ser usual e passe a ser regulamentado e normatizado”, explica o presidente da ANFAPV, Cláudio Martins.

 

De acordo com Cláudio Martins, Teresina foi escolhida para sediar o início da mobilização nacional pelo excelente trabalho realizado na área da educação no trânsito pelo Detran-PI. “O Departamento de Trânsito do Piauí tem um trabalho reconhecido em todo o Brasil na área da educação do trânsito. Esse foi o principal motivo da capital ser escolhida”.

 

O Detran-PI, por meio da Escola de Trânsito (EPT), realiza durante todo o ano ações voltadas para a educação no trânsito, dando ênfase, especialmente ao pedestre. “O pedestre é o elemento mais importante do nosso trânsito, pois em um determinado momento todos somos pedestres e precisamos respeitar os seus direitos. Por isso, precisamos nos mobilizar nessa causa”, afirma a coordenadora da EPT, Gemma Galgani.

 

A solenidade contou com a presença do diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Júlio Arcoverde, que garantiu que a proposta será analisada pelas câmaras técnicas do órgão e depois será encaminhado para o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), onde deverá virar lei.

 

“O simples gesto do sinal de mão pode evitar atropelamentos nas faixas de pedestres. E precisamos contribuir com um trânsito mais cidadão, desta forma toda a sociedade, especialmente as crianças e os jovens, devem se engajar nessa campanha”, analisa Júlio Arcoverde.

 

Durante toda a manhã desta segunda-feira (22), diversas escolas públicas e particulares da capital participaram do lançamento do Projeto na faixa de pedestre entre a Praça Pedro II e a Central de Artesanato.  Os estudantes utilizaram mãos de papel e adesivos para ensinar motoristas e pedestres de como utilizar corretamente o sinal.

 

A mobilização será expandida para todas as capitais brasileiras enquanto aguarda que seja regulamentada pelo Contran.

 

Samanta Petersen

Consultas
Serviços
DETRAN-PI - Departamento Estadual de Trânsito - Governo do Estado do Piauí
Teresina (PI), Avenida Gil Martins, 2000, Bairro Redenção. Cep: 64.017-870 | Fone/Fax: 3216-2800/316-2806
www.detran.pi.gov.br | detran@detran.pi.gov.br